27 anos

Roda Viva. Chico Buarque

Tem dias que a gente se sente
Como quem partiu ou morreu
A gente estancou de repente
Ou foi o mundo então que cresceu
A gente quer ter voz ativa
No nosso destino mandar
Mas eis que chega a roda-viva
E carrega o destino pra lá

Roda mundo, roda-gigante
Rodamoinho, roda pião
O tempo rodou num instante
Nas voltas do meu coração

A gente vai contra a corrente
Até não poder resistir
Na volta do barco é que sente
O quanto deixou de cumprir
Faz tempo que a gente cultiva
A mais linda roseira que há
Mas eis que chega a roda-viva
E carrega a roseira pra lá

[…]

Bom, do auge dos meus 27 anos é estranho porque é como se eu olhasse pra vida de um certo patamar já. O suficiente pra saber que já vivi muita coisa e pra saber que ainda tenho muito pra viver… e tendo experimentado muitas coisas pergunto-me: então é sobre isso a vida? É isso a vida? É só isso a vida? Essa ultima pergunta carregada de desapontamento… é o ponto da encruzilhada da tomada de decisão sobre qual caminho seguir, sobre como será a sua vida a partir daqui com toda a bagagem que você conseguiu acumular nos últimos anos…. é muito louco e insano isso… e o que virá … eu não sei… 27 anos… muitos amigos já casaram e tiveram filhos, outros estão casando e tendo filhos e eu?
E tudo o que antes lhe fazia sentido deixa de fazê-lo significa que você mudou demais mesmo. Não sei o que fazer olhando aqui do alto, talvez eu simplesmente tenha que descer um pouco e andar um pouco mais… Já tenho uma perspectiva ampla das coisas, aliás, conquistei essa visão a pouco… Estou alargando minhas paixões e está sendo muito bom. O que posso fazer é seguir e só isso, é o que posso fazer hoje. Meu Deus dai-me sabedoria pra viver esse momento de forma correta, amém.

Deixe um comentário